-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --
Foto divulgação/reprodução Veja SP
Cartão Postal da Cidade de São Paulo, foi criado inicialmente para um aniversário da cidade.

Localizado em uma das avenidas mais famosas do centro de São Paulo ( Avenida Ipiranga ), o Edifício Copan é um dos símbolos da cidade.


O edifício foi projeto por Oscar Niemeyer na década de 1950. Com sua forma sinuosa em meio aos inúmeros prédios, é considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil; com cerca de 400 quilos por metro cúbico construído.

Foto divulgação/reprodução Veja SP - Construção do edifício
O prédio possuí 115 metros de altura, 120 mil metros quadrados de área construpida, 1.160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados e aproximadamente 5.000 moradores distribuídos em seis blocos. Por esse motivo, curiosamente o edifício possui um CEP só para ele.

Inicialmente o edifício Copan teria sido projetado para ser um grande complexo hoteleiro e compreendia apartamentos de luxo, cinema, teatro, restaurantes, jardins, lojas e garagens subterrâneas.

Atualmente os imóveis para alugar são disputadíssimos, tendo inclusive lista de espera em algumas épocas. Seu centro comercial possui lojas de diversos ramos, de restaurantes de alto nível a copiadoras, e já abrigou até um cinema nos anos 70. O Edifício Copan é uma cidade dentro de São Paulo, como costumam dizer os moradores. 
Foto divulgação/reprodução Veja SP
O Copan recebe visitas de segunda a sexta-feira, num período de apenas meia-hora de manhã e meia-hora à tarde. Para visitar, é recomendador agendar pelo telefone e chegar com 15 minutos de antecedência do horário escolhido na administração do prédio e esperar por um funcionário que irá guia-lo até a cobertura. O passeio é totalmente gratuito e tem duração de aproximadamente 15 minutos. Também é permitido fotografar e filmar.

Durante a visita, na cobertura do edifício Copan, você tem uma visão panorâmica da paisagem da cidade de São Paulo. É possível avistar vários pontos do centro, entre eles: Masp, Catedaral da Sé e Edifícios da Avenida Paulista.

Diversos livros já foram escritos sobre o edifício Copan, que é símbolo do centro de São Paulo. Já foram realizadas varias gravações de clipes, filmes, documentários e mesmo numa era tecnológica como a que vivemos, as curvas sensuais desse belíssimo prédio ainda nos atraem.

Redação Guia São Paulo
Com informações da Veja SP e Guia do Viajante